Usiminas e prefeitura de Cubatão assinam protocolo com foco na gestão e melhoria da saúde pública


      
       A parceria entre a Usiminas e a Prefeitura Municipal de Cubatão foi intensificada na quinta-feira, dia 9, com um protocolo de intenções com foco na área de saúde pública. O documento foi assinado durante visita da prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, e comitiva à Usina de Cubatão, quando a chefe do executivo conheceu os projetos sociais da siderúrgica e foi homenageada pela sua gestão à frente do município.O protocolo permitirá a realização de estudos para o desenvolvimento de programas e ações de gestão e de melhorias da saúde no município por meio da troca de experiências entre os profissionais da prefeitura e da Fundação São Francisco Xavier, entidade filantrópica instituída pela Usiminas e que atua nas áreas de saúde e de educação. “Essa parceria amplia a atuação social da Usiminas em Cubatão e fortalece o nosso relacionamento com a prefeitura”, afirmou o diretor da Usina, José Erasmo Andrade Pereira.A parceria dá continuidade a outros projetos já em andamento entre a Usiminas e a prefeitura. A siderúrgica é parceira do município nos programas Pró-Comércio, Pacto pelo Emprego e Agente Socioambiental. “Como resultado desses trabalhos, a empresa já movimentou R$ 32 milhões no comércio cubatense entre janeiro e outubro desse ano”, afirmou o diretor da Usina. Outro resultado positivo é na geração de empregos.
             Nesse ano, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Cubatão, realizou a intermediação de mão de obra para 6,2 mil vagas, sendo que cerca de 85% foram postos de trabalho gerados pela Usiminas e empresas que prestam serviço para a siderúrgica, com destaque para as obras de investimento. A empresa também foi a primeira a aderir ao Programa Agente Socioambiental, desenvolvido pela prefeitura e que tem como objetivo esclarecer a comunidade sobre a importância da reciclagem. As 25 integrantes do primeiro grupo do projeto também participaram da solenidade na Usina e foram homenageadas. “Nossa preocupação é melhorar a gestão pública para melhorar a vida das pessoas. Só é possível avançarmos se houver ajuda das empresas. Por isso, quero agradecer mais essa parceria da Usiminas”, afirmou Márcia Rosa. Ao final da solenidade, uma placa foi entregue à prefeita em homenagem aos trabalhos desenvolvidos no município, com o planejamento de investimentos conforme previsto na Agenda 21, que define ações para serem realizadas no município até 2020 com foco no desenvolvimento sustentável. “Essa homenagem marca a atuação da prefeita em defesa das empresas do Polo Industrial e, portanto, da economia brasileira”, finalizou o diretor de Relações Institucionais da Usiminas, Eduardo Lery Vieira. Atuação social – Durante a visita à Usina, a prefeita e a comitiva conheceram o projeto Mantiqueira, no qual 70 crianças e adolescentes da comunidade Pedreira da Mantiqueira, vizinha à Usina de Cubatão, têm aulas dentro da Usina de reforço escolar e informática, participam de oficinas de arte, cultura, esporte, dança e programas de conscientização ambiental.
            O grupo conheceu ainda o Centro de Saúde Ocupacional, um moderno centro de atendimento médico, odontológico e de exames laboratoriais voltado para os empregados da siderúrgica. Além da prefeita, também participaram da visita os secretários Benito Santiago Martinez Gonzalez (Emprego e Desenvolvimento Sustentável), José Roberto Baldini (Meio Ambiente), José Accácio Florêncio Ribeiro (Saúde), José Eduardo Limongi (Assuntos Jurídicos), Silmara Grilo Brito (Finanças) e Marco Tulio Camargo (Chefia de Gabinete), além dos diretores Alexandre Coelho (Relações de Emprego) e Ricardo Soares Cretella (Indústria, Comércio e Porto).

Fonte: fabiana.nunes@usiminas.com

Comentários

Postagens mais visitadas