12 de julho de 2011

Denúncia de nepotismo provoca demissão de jornalista


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo divulgou Nota de Repúdio pela demissão do repórter de política, Ricardo Filho, da Folha Metropolitana e Metrô News, ocorrida na última quinta-feira, 7 de julho, após denuncia de nepotismo na Secretaria do Estado de Energia.
O Sindicato já enviou carta à direção do jornal solicitando a revisão da demissão do jornalista por entender que um veículo de comunicação não pode submeter sua independência editorial às "vontades ou conveniências" políticas de quem quer que seja.
Abaixo a íntegra da manifestação do Sindicato:
O livre exercício profissional e a ética jornalística
            O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo vem por meio desta, protestar contra a demissão do repórter Ricardo Filho, da Folha Metropolitana e Metrô News. O motivo, já tornado público, de que sua demissão ocorreu a pedido do deputado Carlos Roberto (PSDB) é inadmissível.
Submeter a independência editorial de um veículo de comunicação às "vontades ou conveniências" políticas de quem quer que seja é uma prática incompatível com a democracia e um atentado à liberdade de imprensa.
Em vista do exposto, manifestamos nossa solidariedade ao jornalista Ricardo Filho e solicitamos em nome do livre exercício profissional e da ética jornalística a revisão de sua demissão.
Atenciosamente,

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário